Porquê?
Porque o sol esteve presente todo o dia, intercalando dias de chuva e o frio nem se fez sentir assim tanto e o trabalho habitual do PEEC decorreu na maior tranquilidade (inclusivé sem as hordas de motos infernais do costume).
Porque afinal as armadilhas funcionam e apanharam 4 patos. Só falta descobrir o segredo para apanhar as Porzanas e os Botaurus.
Porque os 3 super-anilhadores de Lisboa e Vale do Tejo (onde a partir de hoje tenho uma papelzinho a dizer que sim, sabe-se lá o que passou pela cabeça dos senhores) iniciaram a audaciosa prospecção por ninhos de Ardea cinerea e A. purpurea - sempre apoiados pela equipe de terra - encontraram tantos que até parecia que o coelhinho da Páscoa tinha lá andado a semear ovos kinder.
Porque utilizamos os nossos super-poderes para esse feito: o Dr. Salinas, de capturar garças adultas em vôo através de saltos sobre o caniçal; o Sócio, de conseguir desatascar a embarcação de quaquer banco de lodo, tronco ou mancha de vegetação que se metesse no caminho e eu, de conseguir, simultaneamente, ancorar o barco, comunicar via rádio com a equipe de terra, tirar fotografias, fazer malabarismos com garças bebés e ligar ao PQT a perguntar pormenores técnicos.
Em suma, porque foi um dia bem passado - apesar de estafante e sob efeito constante da privação do sono - num local que é cada vez mais familiar.
8 comentários:
Bom dia.
Temos de repetir, foi mesmo um dia bem passado. Mas da próxima vez vais remar um bocadinho... é que não há costas que aguentem!!!
Se ainda fosses um gaijo leve...
Abraço.
Eu tenho a ligeira impressão que apanharam um juvenil à mão e não um adulto (eu apanhei 9 Ardea purpureas voadoras à mão no ano passado, mas eram juvenis). E que grande parte dos ninhos de Ardea cinerea estão vazios, porque eles já saíram.
Por aqui é o que está a acontecer.
Nasceram ontem os primeiros Nycticorax e por isso, os primeiros 15 dias de Maio vão ser de estalo.
Apareçam.
Caro Sócio (dele)
A condição corporal desenvolvida de um anilhador é demonstrativa da sua qualidade.
Percebeste ó pequenates?
Ah pois é, Sócio!
Se o presidente diz, é mesmo assim pequenates!
Meus Amigos (Sócio e PQT).
Se o Sócio fosse esperto e colocasse a foto do adulto aqui no blog, tu (PQT) logo verias tratar-se mesmo de um adulto.
Quanto às dimensões, o ditado diz que os Homens não se medem aos palmos... e eu prefiro ser assim "levezinho" do que umas "BIZARMAS" como são voçes os dois.
LOLLLL...
Abraços.
Eu ficava feliz era se fossem falar da idade das garças para outro blog.
Sócio: cuidado da próxima vez que andares de barquito, uma bisarma pode empurrar-te borda fora.
PQT: não negue à partida uma equipe profissional que desconhece. A seguir à garça adulta em vôo - que estava de perfeita saúde, não é preciso chamar esse senhor que falaste - seguem-se os aeruginosus, as porzanas e os Porphyrios. Todos adultos. E todos apanhados em vôo, claro.
ops... tens ordem para alterar esses deslizes.
Enviar um comentário