quinta-feira, agosto 17, 2006

No outro dia na Fnac, encontrei um livro que se chamava mais ou menos "I hate myself and to die- the 52 more depressing songs". Não era nada de especial e a maioria das músicas nem sequer conhecia, mas mesmo assim lembrou-me que a minha musicoteca já tem sido apelidada de "Noboy loves me", parafraseando Beth Gibbons.
É verdade que é um tema musical recorrente e particularmente atractivo. Não a depressão, mas a melancolia que transborda de alguns destes albúns e as associações que vou fazendo entre determinadas músicas e alguns momentos da minha vida. Algures deve-se estabelcer um ciclo vicioso, em que a música alimenta estados de neura e em que, esses estados de neura vão encontrar tradução noutras músicas. No fundo, é extremamente reconfortante, a perda e a melancolia que daí advém acaba por ser a única garantia que temos. Mesmo músicas mais alegres ou associadas a momentos felizes estão inequivocamente ligadas a sentimentos de nostalgia, porque os bons dias já lá vão...
Eis então a minha lista de alguns dos meus 5 albuns mais deficientes em serotonina...
1. Anthony and the Johnson's "I am a Bird Now"
2. Tindersticks "Curtains"
3. Spain "The blue Moods of Spain"
4. Aimee Man "Magnolia OST"
5. Badly Drawn Boy "The Hour of Bewilderbeast"

Sem comentários: