segunda-feira, abril 19, 2010

Rumo ao Sul

Há cerca de uma semana que ando a adiar a escrita sobre uma mini-expedição à costa alentejana; como sempre, falta o tempo e os dias têm sido passados a gerir mil e uma coisas para ontem mas também, o regresso ao Inverno, chuva e tempo encoberto não tem inspirado uma única linha de escrita. Seja pelo contraste do Sol e calor desse fim de semana com os útlimos dias, seja pela necessidade de voltar rapidamente à região, cá vai o registo da viagem.


E viagem que é viagem, deveria começar sempre em estações de comboios, aeroportos ou terminais rodoviários. Aos anos que não andava de expresso mas as saudades foram logo tratadas, ao sair de Lisboa com meia hora de atraso. Também faz tempo que não viajo sem ser ao volante e desta vez, foi possível apreciar os muitos pormenores da paisagem. Depois de trocar o expresso por um comercial opel e os estranhos do autocarro por outra companhia, lançamo-nos à descoberta da costa e dos seus inúmeros lugares e lugarejos, todos com histórias e motivos para fotografar. Santiago do Cacém, as praias a Norte de Porto Covo, Cabo Sardão, praia da Amendoeira, Odeceixe, Aljezur, barragens perdidas o meio da serra e tudo o que ficasse pelo meio.



Oportunidade não só de lavar a vista mas o palato, começando por umas sardinhas que podiam estar estragadas mas ninguém se queixou, passando pelos petiscos do Café com Alma e terminando num Sargo escalado e ameijoas à bulhão pato com vista para uma enseada em Porto Covo. Fica ainda um sítio recomendado para ficar em Aljezur, o Hostel Amazigh. Mas o nosso coração fica mesmo na casa da D. Fátinha em Monte Clérigo!



E tão rápido como dizer "Zambujeira do Mar", o fim de semana passou num ápice. Com instantâneos como os de baixo, é fácil perceber a vontade de largar tudo e rumar a Sul.

Tons de azul de uma praia qualquer.

Panorâmica da praia de Odeceixe.

Cegonha-branca no ninho em escarpa no cabo Sardão.

3 comentários:

Erica disse...

Só passeio. E desenhos?

Flicts disse...

Praia da amendoeira? É aquela árvore que dá amoras?? ihihihih

Fuzhong! disse...

É tudo árvores...

As tralhas do desenho foram comigo mas nem viram a luz do dia. Fica para a próxima.