domingo, junho 28, 2009

Field Ornithology

Estava eu a queixar-me, coisa rara dizem-me, no outro dia, que já não ia para o campo há uma eternidade. Claro que o sentido de tempo é relativo, especialmente, para quem já tenha estado em S. Tomé, e nesta caso, o tempo eterno resumia-se a 2 semanas. Realmente, os últimos dias, a começar nos paúis do Baixo Mondego, serviram mesmo para re-oxigenar o cérebro, impedindo-me de ter motivos de queixa para os próximos tempos. Se bem que a pesar nas curtas horas de sono e no acumular de trabalho mas, como sempre, trata-se de uma questão de prioridades.
Posto isto, depois de uma breve passagem pelo Samouco e de uma tarde de trabalho na Sexta, rumou-se ao Alentejo profundo para mais uma mega-operação, desta vez na terra, água e ar. A juntar à colecção, um cromo novo, Sterna nilotica.
O tagaz, que à partida, não parece nada mais que qualquer outra andorinha-do-mar de patas compridas, revelou-se numa espécie cheia de pormenores interessantes, desde ao relativamente longo período até alcançar a idade reprodutora, a dispersão meio nómada pelas ilhas de lagos e barragens do interior, a biologia reprodutora e a dinâmica das colónias, a dieta meio surpreendente (Alburnus, rãs-verdes, grilos e gafanhotos) e, sobretudo, o aparato e logística envolvidas para a sua marcação. Uma manhã muito bem passada, em boa companhia e com direito a uma jola fresquinha seguida de um mergulho no Caia.

4 comentários:

Flicts disse...

"impedindo-me de ter motivos de queixa para os próximos tempos" - é mesmo para acreditar? :P

PeF disse...

Você disse - Tagaz...? Li bem, certo? Foi Tagaz que disse, certo? Tagaz, assim, sem mais. Minh'alma rejubila estarrecida! Seguir-se-á certamente a Chilreta, correcto? ;)

Fuzhong! disse...

Flicts: também reparaste que escrevi que o tempo é relativo? :p

PeF: ia chamar o quê? "andorinha-do-mar-com-bico-de-gaivota"? Agora, chilreta (yuck!) é que nunca!!

PeF disse...

Reza a lenda que o nome que lhe é atribuido por Sacarrão e Soares (que tanto gostas), lhes chama gaivinas-de-bico-preto.

Mas é sempre bom de ver evolução! Já faltou mais para a Chilreta...