terça-feira, fevereiro 13, 2007

Novas estratégias de gestão

Às vezes pergunto-me o que ando a fazer neste mundo, especialmente num certo local de trabalho lá para os lados da linha. O país está assolado por uma crise económica e os tempos estão negros como os barris de petróleo... Mas eis que na escuridão, surge a luz! Esta semana tenho sido iluminado por uma mente superior e sábia que irá mudar os rumos daquela pequena empresa, quiçá ser prémio Nobel da economia!
À primeira análise estas estratégias podem parecer arrojadas e, sim, perfeitamente cretinas, mas quem sou eu, trabalhador prolífico, sócio-gerente de uma empresa de prestação de serviços e tal para discordar? Inclusivé, estou a pensar escrever um artigo para o Diário Económico a relatar esta visão apaixonante das coisas. Ora vejam:
#1 se a conta do telefone é grande, obviamente a culpa é dos empregados que, ingenuamente, ligam para os clientes no normal curso da actividade. O facto de 2/3 das chamadas serem feitas pelo boss e de índole pessoal é perfeitamente irrelevante. A solução: comprar uma central telefónica a ser paga em suaves 39974352 prestações e um telefone de uma rede diferente. Claro, para se poupar há que gastar!
#2 se as despesas são elevadas, obviamente corta-se nas encomendas de produtos e consumíveis. Claro, se não tivermos nada que vender e condições para trabalhar, também não se gasta. O facto de por acaso também não se produzir nada, também não interessa.
#3 Obviamente, há que evitar a todo o custo que os clientes apareçam para gastar dinheiro. Assim, passa-se a resolver os problemas pelo telefone e todo e qualquer funcionário que permita a entrada de clientes pela porta será severamente punido!
#4 como chefe e para manter um alto nível de motivação e produtividade há que comprar carros topos de gama, casas benzocas, encomendar charutos e vinhos caros e ir passar férias a sítios chiques como estâncias de ski e cruzeiros! Pela mesma lógica, reduz-se as horas de trabalho, aumentando o débito de disparates e alarvidades por hora.
Hãããã... Vejam lá se não gostavam de trabalhar num sítio assim... A grande indecisão é: rir disfarçadamente dos disparates que ouço diariamente ou revirar os olhos e não ligar? De qualquer modo, não posso deixar de pensar, um pouco filosoficamente, "o que raio estou eu aqui a fazer?"

3 comentários:

Vetoon disse...

Eu trabalho num sítio quase igual...

Fuzhong! disse...

Mas o meu é muito mais chique. É na linha, está bem??

Hugo disse...

Os bons gestores estão por todo o lado! Eu corri espavorido de um antro cheio deles!

São sempre boas técnicas para aprender... ou não!

Coragem :p