quinta-feira, agosto 20, 2009

Guia de Campo Sueco (parte V) - Nonsense in Sweden

Last but not least, o último capítulo da saga escandinava: os disparates, as ausências mentais e todas aquelas pequenas histórias, que são o sal de cada viagem.


"Allt är mögligt"


E foi este o grande lema da aventura Birding in Sweden. Querem saber o que quer dizer não querem? Foi das poucas coisas que aprendi daquela língua de trapos, para além do básico (embora me tivessem escapado os palavrões).


*Jämtland é o nome da região onde eu estive.

Torna-se difícil referir tanta coisa e os pormenores vão-se esbatendo mas não dá para esquecer as paisagens incríveis, a profusão de bagas comestíveis (pelo menos, as que eu comi) e as fintas aos cogumelos manhosos e duvidosos que um italiano louco teimava em apanhar. Felizmente, os únicos encontros perigosos com fauna que tive foram com os enxames de mosquitos, que mesmo completamente encharcado em repelente, teimavam em esvoaçar no nariz e nos olhos, dificultando assim algum trabalho de campo.
Houve ainda momentos de grande iluminação e de auto-preservação, em que evitei pontes suspensas, especialidades culinárias checas gregoriantes e sobretudo, não ter ido andar de barco no dia em que regressava. É que o motor avariou no meio do rio e por esta hora ainda lá devia estar a dar aos remos...
Portanto, um saldo muito positivo, em que, em 2 semanas só houve uma erupção do alter-ego Dr. Veneno porque não há pachorra para lerdices e monguices quando se trabalha com fauna selvagem. Mas sempre mantendo a postura profissional para não causar nenhum incidente diplomático com a República Checa.

1 comentário:

Flicts disse...

Parece que foi uma viagem memoravel, daquelas que vai trazer muito assunto de conversa... :) Desenhos fixes.