quarta-feira, janeiro 16, 2008

Very typical

Por duas vezes nesta semana e com grupos de pessoas distintos, reparámos numa característica tão genuinamente portuguesa que nós próprios, como tugas que somos, estávamos a pô-la em prática - falar de comida enquanto se come .
Hoje, com os colegas do laboratório, enquanto se observava a fauna de Pings, Pongs e Grandes Chefes Sentados na cantina, e se terminava o almoço demos por nós a falar de ervilhas com ovos, favas com entrecosto, jaquinzinhos com arroz de grelos e outras tantas iguarias.
Pormenor: não estávamos a trocar receitas nem a falar do restaurante X onde se come uma sopa da pedra bem boa. Não, após termos comido até à saciedade já nos preparávamos para a próxima refeição, enquanto semicerrávamos os olhos e, lambendo os beiços, preparávamos o palato para um arrozinho de marisco ou umas espetadas de tamboril com gambas.
Podia-se dizer que pelo facto de termos almoçado numa cantina de um qualquer hospital seria normal estas conversas de comezainas de maneira a compensar a parca refeição mas o facto é que no Sábado passado, depois de me empanturrar de massa com camarão a conversa foi exactamente a mesma. Só muda mesmo a ementa.
Haverá tema de conversa mais apropriado à mesa do que discorrer sobre a bela da francesinha ou de maçãs recheadas com requeijão e mel? Haverá povo que ame mais a sua gastronomia e, consequentemente, a sua cultura - e não venha nenhum intelectualóide carunchoso vir falar dos filmes assim ou dos livros assado (e não marchava já um lombo de porco assado com castanhas?) - do que o nosso? Certamente que não e acho que temos todo o orgulho em ser assim. É à mesa, enquanto se ataca um leitão da bairrada ou um cabrito assado, que se vê a raça e não enquanto se combatia castelhanos (para se discutir qual o país que produz o melhor presunto) ou se procurava o caminho marítimo para um sítio qualquer onde houvesse restaurantes indianos (para se provar o frango tandoori, quais rota da seda ou especiarias!)
Encontramo-nos numa mesa qualquer. Sempre farta de comida e bebida. E amigos, que uma coisa é desculpa para a outra.

1 comentário:

Krugul disse...

Não podia estar mais de acordo! Este post não ficava nada mal no minecity..grande abraço