sábado, agosto 15, 2009

Guia de Campo Sueco (parte I) - o contexto

Eis-me finalmente à pátria regressado, depois da expedição ao Norte da Suécia. Devido à grande extensão e complexidade dos temas que irei tratar, vou ter de preparar vários posts sobre diferentes tópicos (e assim, escuso de inventar assunto de conversa para os próximos dias). Infelizmente para alguns, terão de ouvir durante longas e penosas semanas frases como "Na Suécia era assim...", "Na Suécia era assado..." e "As suecas não sei quantos...".
Mas estejam descansados, em especial aqueles que tiveram o prazer de falar comigo quando cheguei, a fase de cuspir labaredas de fogo e esguichar sangue pelos olhos já terminou, depois de 36 horas virtualmente sem dormir em comboios periclitantes e aviões com criancinhas em birra contínua. A partir daqui, é só falar de paisagens maravilhosas e passarinhos a cantar nas árvores.

Uma breve passagem pelas ruas de Estocolmo (inédito! Eu a visitar uma cidade!).

Um dos locais de trabalho, no delta do rio Are (falta a bolinha em cima do A), com o lago Annsjön lá ao fundo. Bastante horrível, não é? E já disse que tínhamos de ir para lá de barco, a descer o rio, rodeados de mergansos, mobelhas e cisnes?

O outro local de trabalho ficava aqui, no meio de florestas de vidoeiros e árvores de Natal. O rio que vêem, onde andavam Bucephalas clangulas e castores é igualmente o rio Are.

Acham mesmo que atravessei isto??? Mas... devo dizer que dei uns passos na ponte-baloiço-do suicídio. Aqueles lá ao fundo eram colegas meus mas como apareceu um urso no outro lado da ponte, eu tive de cortar as cordas para me safar e poder escrever estas linhas. Eles foram cascata abaixo.

Mas... fiz outras idiotices, como subir até à base desta montanha, a Storsnassen, sozinho, sem mapas, telemóvel e outras coisas lógicas. Infelizmente, começou a chover torrencialmente e tive que regressar sem ver lagópodes ou moleiros-rabilongos. Mas vi renas! (Repararam no pormenor de termos uma montanha com neve, 8º C e chuvas diluvianas em Agosto? É assim o Verão na Suécia...)

Já estoirararam de inveja ou ainda aguentam mais uns posts?

5 comentários:

Flicts disse...

Alguma inveja, sim, embora daqui nao consiga visualizar nenhuma foto. A net e leeenta... So para meter nojo, digo-te que estamos no birdwatchers paradise da Asia, sendo que nao sou a pessoa mais indicada para aproeitar a 100%. Beijos do Cambodja.

Fuzhong! disse...

e imagino que também seja o snakewatchers paradise :)
Depois quero ver todas essas fotos National Geographic!

Erica disse...

Ui subiste à base da montanha, que canseira! Sá por curiosidade até que altitude é que é considerado base?

Flicts disse...

Yap, acertaste. Hoje fotografei muitas borbolets, vi 2 snake. Uma esborrachada, outra praticamente a perseguir-me. Ah e tb vi portugueses. Disgusting.

Fuzhong! disse...

Ora bem, a ontanha tinha uns 1400 m de altura e a base era aí a meio.
Mas não foi uma subida a pique, o caminho é que era longo e tortuoso para lá chegar ;)