quinta-feira, janeiro 11, 2007

Musicoteca 1993-1998

No outro dia estava a tirar o pó às cordas da guitarra para me iludir que toco alguma coisa, quando ao passar por uma música antiga de que já não me lembrava bem, decidi procurar a cassete (será que alguém se lembra do que é isto?) onde a tinha gravado para refrescar a memória auditiva. Toca de abrir caixas cheias de pó com dezenas das ditas e procurar o walkman e pilhas. Confesso que podia ir à net procurar a música em questão, mas na altura pareceu-me que a coisa mais lógica seria fazer à maneira antiga. Ao ouvir os primeiros momentos da canção as minhas sinapses fizeram qualquer associação a ligar o som a uma qualquer memória. A partir daí foi um passo começar a fazer outras associações entre músicas e lugares, pessoas ou acontecimentos e começar a compilar a banda sonora da minha vida. Confesso que para trás de 1993 não tenho presente estas associações e confesso também que me assustei com algumas destas músicas (as coisas que eu ouvia...). Também tenho alguma pena de não relacionar algumas músicas que gosto bastante a alguns momentos felizes e vice-versa e o mais certo é esta banda sonora ter uma série de falhas mas o filme começa assim:

Algures no secundário, 10º ano por aí era o que eu ouvia. Os R.E.M. foram a minha primeira banda preferida e o álbum "Automatic for the people", foi na altura qualquer coisa para mim. Não me faz lembrar nenhum momento em particular, provavelmente foi a música de fundo para muitas coisas que se passaram na altura.






No final do 10º ano, naquele limite entre aulas e férias e com a confusão das primeiras provas globais, lembro-me de "Mr Jones" passar na rádio e ter cá ficado. Uns anos mais tarde voltei a ouvir a mesma música numa passagem de ano que me marcou e tocada por um amigo. Quando voltei a casa tinha comprado o albúm.



Banda sonora da visita de estudo a Londres no 11º ano. Muito mais negro e caótico que o album anterior, "Monster" lembra-me as primeiras bebedeiras, sessões espíritas e outras palermices e das primeiras vezes que me vi longe de casa e achar que tinha a vida toda pela frente.






Ok, pronto, confesso que ouvia isto quando tinha 16 anos (a insensatez da juventude...) mas que podia eu fazer? Estava em toda a parte, por isso é natural que muitos momentos engraçados na altura tenham como música de fundo este albúm.



Pronto, mais uma pérola musical da qual não me orgulho, mas o albúm "Throwing copper" foi dos primeiros cd's que comprei, após regressar da primeira passagem de ano fora de casa com os amigos do secundário.





E como não há duas sem três, aqui fica mais uma pérola (negra) da qual não me orgulho muito de ter (mesmo sendo gravada em cassete), mas reparem, era o que estava a ouvir quando chegava ao Gerês e toda aquela explosão de verde, com a luz a passar entre a folhagem ao longo da estrada marcou. Foi a minha primeira de muitas visitas à região, naquela que foi uma visita de estudo mítica no 12º . Lembro-me que foi, em muitos aspectos, um divisor de águas e que depois de voltar, ficou sempre na memória todos os pormenores da viagem.

Após uma saída à noite no mítico e saudoso Rockline, após míticos acontecimentos, durante o não menos mítico 12º ano, cheguei a casa com uma cassete com o albúm gravado e pus-me a ouvir madrugada fora.






Este albúm e esta banda tinham que estar aqui. Apesar de não ser O albúm (esse foi o "Siamese Dream"), este foi o primeiro de muitos (todos) os que ouvi de Smashing Pumpkins, por isso é natural que durante as inúmeras peripécias dos 17 anos esta fosse uma banda sonora mais ou menos omnipresente. Escolho "Bodies" e "33".




"She hangs brightly" dos estintos Mazzy Star foi ouvido pela primeira vez numa festa depois dos exames de admissão à universidade concluídos e foi uma parte importante da banda sonora desse longo e espetacular Verão.




Os R.E.M. fecham curiosamente um ciclo da minha vida que adorei, que foi o secundário. O álbum "New Adventures in Hi-fi" saiu em Setembro, quando soube que tinha entrado para a universidade e gastava os últimos cartuchos das férias grandes. Coincidiu com as primeiras chuvas, com umas férias inesquecíveis em Moledo e metaforicamente falando, com o fim do Verão e início do Outono.



E começou o ciclo de música "sad-core"; os Tindersticks marcaram o Outono de 1996 e as primeiras aulas na faculdade.










No Natal de 1996 saiu o 3º e último álbum de Mazzy Star e lembra-me sempre a notícia de que ia mudar de casa para fora de Lisboa. Músicas como "Look on down from the bridge" faziam todo o sentido na altura.








No fim desse ano sai também "No Code" de Pearl Jam e apesar de já os ouvir há algum tempo, calhou ouvir o albúm na passagem de ano 1996-97, daí lembrá-lo com algum saudosismo, especialmente músicas com "Off he goes".






1997 seguiu sem grandes surpresas musicais e o estado de apatia devido à mudança de casa foi quebrado no Outono desse ano quando fui a primeira vez a Santarém, cheguei à conclusão que estava a tirar o curso certo, que tinha feitos muitos e bons amigos na faculdade e serviu um bocado para fazer as pazes comigo próprio. "Too many days without thinking" de Swell não deixa de ser outro dos meus pilares do "sad-core".

O ponto máximo do desterro de Tercena, uma ilha dos Açores para algumas pessoas, foi no Outono de 1997 quando saiu um albúm novo de Tindersticks e fui vê-los ao Coliseu sozinho. O concerto foi avassalador e na altura, pareceu-me que estava a ser tocado para mim. A viagem para casa, sozinho no último comboio, era perfeitamente coerente com o que tinha ouvido. Por esta altura


Primavera de 1998. As longas viagens de camioneta para casa. Umas férias da Páscoa em Vila Nova de Milfontes. Ainda no ciclo "sad-core"


4 comentários:

Vetoon disse...

Alguns desses também foram os meus, principalmente os REM. Banda da qual recuso-me a ouvir qualquer Cd antigo, excepto o new adventures in hi-fi ou algumas do Automatic for the people.
Já agora manda o teu mail em SMS para poder adicionar-te ao blog das fotos

Vetoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fuzhong! disse...

Olha que há material dos primórdios de REM muito bom... Já agora, qual blog das fotos?

Vetoon disse...

Sim, eu sei, mas recuso-me a revisitá-lo. Foi um ciclo que se fechou, daqui a uns anos talvez lá volte.
Se quiseres colocar fotos em istodoi.blogspot.com, eu tenho que te adicionar como membro e para isso preciso do teu E-mail!!