segunda-feira, maio 05, 2008

De regresso à realidade

Se na semana passada, quando regressei do Gerês, andei como que se a flutuar nos dias de trabalho seguintes, agora que cheguei de Mértola devo estar a funcionar numa frequência completamente diferente. Assim, sem querer, nestes 4 dias consegui conjugar uma série de coisas que gosto mesmo muito de fazer. Se, a somar a isto, juntarmos um grupo de pessoas de que gosto cada vez mais, a expedição Mértola 2008 torna-se inesquecível:
Regressar ao campo. Monte do Vento. Pulo do Lobo. Vale do Guadiana. Ribeira de Terges e Cobre. Andar. Trepar às rochas. Descer os rios de pedra em pedra. Sujar-me de pó. Apanhar escaldões. Cromos novos (Chlidonias niger, Callandrela brachydactyla, Cercotrichas galactotes). Fotografar. Não me cansar de ver a planície alentejana.
Desenhar. Quase do nascer ao pôr do Sol (às vezes, até depois), com pausas para tudo o resto. Experimentar materiais, temas e fontes de inspiração novos. Quase encher um caderno de campo.
Canoagem. Subir e descer parte do rio Guadiana. Parar na margem para dar um mergulho. Sulcar o rio com a canoa. (Nota para o pessoal scalabitano: este rio merece uma exploração séria).
Last but not least, comer e beber. Perdiz de escabeche. Javali estufado. Açorda de perdiz. Migas de espargos. Torrão real. Lombinhos de porco preto. O melhor presunto do mundo. Arroz de pato. Sopa de cação. Saladas. Tintos Esteva e Chaminé. Garrafões de tinto da casa.

2 comentários:

Krugul disse...

Parece ter sido um fim de semana em grande! Ficava preocupado se atirassem garrafões de 5 l de vinho, mas como era sun quick, tudo bem..

Espero que possas elaborar um percurso de canoa para futuras descidas. Estamos sempre ansiosos por experimentar rios novos, por isso parece-me muito bem.

Grande Abraço das Gentes Scalabitanas

Fuzhong! disse...

Meu amigo, se pudesse voltava já para lá amanhã...
Podemos combinar um fds de prospecção de terreno, também aberta aos morcegos, estevídeos, geresianos e afins! Quem alinha? :D