domingo, abril 19, 2009

A lagoa no seu melhor!

Porquê?
Porque o sol esteve presente todo o dia, intercalando dias de chuva e o frio nem se fez sentir assim tanto e o trabalho habitual do PEEC decorreu na maior tranquilidade (inclusivé sem as hordas de motos infernais do costume).
Porque afinal as armadilhas funcionam e apanharam 4 patos. Só falta descobrir o segredo para apanhar as Porzanas e os Botaurus.
Porque os 3 super-anilhadores de Lisboa e Vale do Tejo (onde a partir de hoje tenho uma papelzinho a dizer que sim, sabe-se lá o que passou pela cabeça dos senhores) iniciaram a audaciosa prospecção por ninhos de Ardea cinerea e A. purpurea - sempre apoiados pela equipe de terra - encontraram tantos que até parecia que o coelhinho da Páscoa tinha lá andado a semear ovos kinder.
Porque utilizamos os nossos super-poderes para esse feito: o Dr. Salinas, de capturar garças adultas em vôo através de saltos sobre o caniçal; o Sócio, de conseguir desatascar a embarcação de quaquer banco de lodo, tronco ou mancha de vegetação que se metesse no caminho e eu, de conseguir, simultaneamente, ancorar o barco, comunicar via rádio com a equipe de terra, tirar fotografias, fazer malabarismos com garças bebés e ligar ao PQT a perguntar pormenores técnicos.
Em suma, porque foi um dia bem passado - apesar de estafante e sob efeito constante da privação do sono - num local que é cada vez mais familiar.

8 comentários:

Sócio disse...

Bom dia.

Temos de repetir, foi mesmo um dia bem passado. Mas da próxima vez vais remar um bocadinho... é que não há costas que aguentem!!!

Se ainda fosses um gaijo leve...

Abraço.

pqt disse...

Eu tenho a ligeira impressão que apanharam um juvenil à mão e não um adulto (eu apanhei 9 Ardea purpureas voadoras à mão no ano passado, mas eram juvenis). E que grande parte dos ninhos de Ardea cinerea estão vazios, porque eles já saíram.

Por aqui é o que está a acontecer.

Nasceram ontem os primeiros Nycticorax e por isso, os primeiros 15 dias de Maio vão ser de estalo.

Apareçam.

pqt disse...

Caro Sócio (dele)

A condição corporal desenvolvida de um anilhador é demonstrativa da sua qualidade.

Percebeste ó pequenates?

Fuzhong! disse...

Ah pois é, Sócio!

Se o presidente diz, é mesmo assim pequenates!

Sócio disse...

Meus Amigos (Sócio e PQT).

Se o Sócio fosse esperto e colocasse a foto do adulto aqui no blog, tu (PQT) logo verias tratar-se mesmo de um adulto.

Quanto às dimensões, o ditado diz que os Homens não se medem aos palmos... e eu prefiro ser assim "levezinho" do que umas "BIZARMAS" como são voçes os dois.

LOLLLL...

Abraços.

pqt disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fuzhong! disse...

Eu ficava feliz era se fossem falar da idade das garças para outro blog.

Sócio: cuidado da próxima vez que andares de barquito, uma bisarma pode empurrar-te borda fora.

PQT: não negue à partida uma equipe profissional que desconhece. A seguir à garça adulta em vôo - que estava de perfeita saúde, não é preciso chamar esse senhor que falaste - seguem-se os aeruginosus, as porzanas e os Porphyrios. Todos adultos. E todos apanhados em vôo, claro.

pqt disse...

ops... tens ordem para alterar esses deslizes.