domingo, abril 08, 2007

Theropoda

E assim continua esta National Geographic surrealista, agora com um dos grupos preferidos do público: os grandes Dinossaurios carnívoros! Infelizmente, a Terra Alternativa (TA) não é povoada por hordas destes monstros sanguinários; Do Mesozóico até aos nossos dias apenas sobreviveram alguns grupos e espécies especializados.
TYRANNOSAUROIDEA

Arctotyrannosauridae- De todos os grupos de grandes carnívoros esta é a família de maior sucesso; As cerca de 7 espécies distribuem-se pelas zonas setentrionais do Holártico, com algumas espécies na Ásia Central e uma na cordilheira dos Andes na América do Sul. São carnívoros de grandes dimensões, alcançando cerca de 8 a 10 metros de comprimento em alguns exemplares siberianos. O grupo sofreu uma expansão recente, com as vagas de períodos glaciares, sendo a razão do seu sucesso apresentarem o corpo revestido com proto-penas, reminiscência da plumagem das crias, que conferem um excelente isolamento térmico nas zonas sub-polares. Mantendo a tendência dos seus antepassados para reduzirem o tamanho dos membros anteriores, estes estão completamente ausentes, assim como o dedo I dos posteriores.
ABELLISAUROIDEA
Glossolestidae- Representada por apenas uma espécie sul-americana altamente especializada. Os membros anteriores são atrofiados, o corpo está revestido por espinhos e osteodermes mas a característica mais bizarra é a língua, que à semelhança dos camaleões, é usada para capturar as presas. Ao contrário destes, a ponta possui uma série de papilas córneas. São predadores de emboscada de médio porte (4 a 5 metros de comprimento).

Myrmecosauridae- As 2 espécies desta família sul-americana são provavelmente aparentadas
com a anterior. A língua é usada para capturar térmites, à semelhança dos tamanduas. Os dentes mais anteriores encontram-se fundidos num bico córneo enquanto que os posteriores são bastante reduzidos. Os membros anteriores possuem garras desenvolvidas para destruir a superfície das termiteiras.

Neocarnotauridae- O único representante actual desta família, muito semelhante aos seus supostos antepassados do Mesozóico é o predador de topo da ilha de Madagáscar. Os machos possuem projecções córneas na cabeça particularmente desenvolvidas, que usam em lutas territoriais.
AUSTRALOTHEROPODA
Saltatosauridae- As 3 espécies actualmente existentes na Austrália são descendentes distantes de predadores semelhantes a Allosaurus. Enquanto que na Terra Real (TR) este continente possui cangurús a saltar pelas planícies, na TA a paisagem é dominada por saltadores bem mais ferozes. Ambos os sexos possuem a cabeça ornamentada com espinhos e cristas.
SPINOSAUROIDEA
Ichthyolestidae- Descendente altamente derivado dos Spinosaurus Norte-africanos do Cretácio, a única espécie existente levou as adaptações à captura de peixes e outros vertebrados aquáticos a um extremo. Os membros anteriores possuem uma longa garra curva e a superfície palmar possui escamas serrilhadas para capturar presas escorregadias. Os membros posteriores são compridos e os dedos parcialmente unidos por uma membrana interdigital. Ao contrário dos seus antepassados, apenas as vértebras cervicais e torácicas possuem processos espinhosos desenvolvidos. A área de distribuição estende-se desde a bacia do Mediterrâneo, Médio Oriente, Índia e África subsahariana.

3 comentários:

Vetoon disse...

Será que não era altura de deixares os alucinogénicos?

Fuzhong! disse...

Achas mesmo? Pois eu tenho-me divertido com esta sequência de posts. Alia a ilustração, alguma ciência (pode não parecer, mas as descrições não são de todo descabidas) e alguma imaginação.

Convém referir o pormenor de que estes bichos já tinham sido criado há uns tempos atrás... E mesmo aí, sem ingestão de cogumelos com pintarolas.

Um aviso: ainda não comecei a colocar as ilustrações MESMO estranhas...

Vetoon disse...

Medo!