quarta-feira, março 28, 2007

Guia de campo alternativo

No seguimento de uma história sobre a teoria do caos e o efeito borboleta fui desenterrar do fundo de uma gaveta uns gatafunhos que tinha feito há uns tempos. A permissa não é nova e, de facto, fui beber inspiração daqui. Eu juro que não andei a fumar nada de esquisito nem ando a experimentar cogumelos mágicos, mas ocorreu-me que a minha presença aqui, hoje, a escrever estes disparates metafísicos deve-se puramente ao acaso (teoria do caos) e que, no passado, um determinado acontecimento pode ter levado a uma sequência de eventos perfeitamente díspares (efeito borboleta).
Portanto, o evento no passado a que me refiro é uma extinção em massa que terá ocorrido há 65 milhões de anos, causa desconhecida (também não interessa para o caso). A pergunta é "Que rumo teria tomado a evolução se essa extinção não tivesse ocorrido?"
Pois bem, imbuído de um espírito criacionista com laivos de heresia, esta é a minha resposta. Se fosse eu a mandar, os guias de campo teriam bichos muito mais fixes! Ora atentem nos próximos posts.
P.S. Quem quer inventar nomes para estas espécies?

Sem comentários: