quarta-feira, março 28, 2007

Oviraptorosaura

Obviamente, muitas páginas do guia de campo alternativo seriam ocupadas com dinossaurios (seja lá o que isso for). Um grande grupo, que engloba espécies tão diferentes como as Aves e Velociraptors, é conhecido por Maniraptora. Uma linhagem algo bizarra que surgiu no início do Cretácio na Ásia foi a dos Oviraptorosaurios, que na nossa realidade produziu exemplares fósseis bem preservados, como Oviraptor e Caudipteryx. Até ao final do Cretácio este grupo estava representado por animais de pequeno-médio porte, omnívoros generalistas. Nesta outra Terra alternativa, na ausência da extinção em massa, os Oviraptorosaurios (Oviraptors para os amigos) evoluíram para uma variedade de novas formas.

Neofringiliformes
Descendentes de espécies similares a Aves como Caudipteryx, os Neofringiliformes aperfeiçoaram essas semelhanças, só sendo traídos pela presença de 3 dedos bem desenvolvidos nos membros anteriores, dos quais o dedo I é oponível, permitindo-lhes manipular nozes, sementes e frutos, que compõem a base da sua dieta. As mandíbulas são desprovidas de dentes e possuem uma dupla articulação, à semelhança dos Psitacídeos, o que lhes permite aumentar o seu ângulo de abertura e partir a casca dura de muitas sementes. As últimas vértebras caudais estão fundidas, formando um pigóstilo. Todas as espécies são de pequenas dimensões (200 g a 2,5 kg), deslocando-se no solo das florestas, tendo um papel importante na disseminação das sementes de muitas espécies de plantas. Actualmente, a maioria das espécies ocorre no Sudeste asiático e África, com exemplares nas florestas temperadas da Eurásia. Há alguns milhões de anos, expandiram para o continente americado, atravessando a ponte de Béring e, nas florestas tropicais sul-americanas sofreram uma considerável diversificação.

Talpiaviales
Sobreviventes de uma radiação antiga de Oviraptors, que há 55 milhões de anos atravessaram o istmo do Panamá vindos do Norte, os antepassados dos Talpiaviales adaptaram-se a uma vida subterrânea, sofrendo uma evolução convergente com as toupeiras. Existem cerca de 8 espécies, de pequenas dimensões (200 a 600 g) e semelhantes entre si. Os olhos e ouvidos encontram-se atrofiados, a plumagem é curta e densa, os membros anteriores estão adaptados à escavação, com 3 unhas espalmadas muito desenvolvidas e não possuem cauda. Os talpiaviales escavam extensas galerias subterrâneas, alimentam-se essencialmente de raízes e tubérculos e vivem em pequenos grupos familiares.

Megalonychia
Descendentes da mesma radiação que originou os Talpiaviales, este grupo evoluiu na América do Sul para um nicho semelhante ao ocupado pelas preguiças terrestres na nossa Terra. Todas as espécies são herbívoras, de médias a grandes dimensões (até 2.000 kg). Os membros anteriores são bem desenvolvidos, com 3 garras curvas e a língua, extremamente desenvolvida, o que lhes permite alcançar vegetação arbórea.


Casuaroraptora
As pampas sul-americanas são percorridas por 2 espécies semelhantes, descendentes da mesma radiação de Oviraptors sul-americanas. Assemelhando-se às grandes Aves corredoras da Australásia, os membros anteriores são atrofiados, os posteriores muito desenvolvidos e adaptados à corrida, não possuem cauda e a cabeça é adornada por uma crista córnea. São animais omnívoros de médias dimensões, que se deslocam em grupos de até 12 indivíduos.


Dunculoraptora
As florestas do Norte da Eurásia e América do Norte são percorridas por estes predadores solitários de médio porte (30 a 200 kg), mais semelahntes aos Oviraptors típicos do final do Cretácio. A mandíbula superior é curva e possuem em ambas as madíbulas projecções semelhantes a dentes. Os membros anteriores são desenvolvidos, com garras fortes para capturar as presas e os posteriores estão adaptados à corrida. A cauda longa, desprovida de pigóstilo, permite-lhes manobrar eficazmente entre as árvores quando perseguem as presas.


Xenoraptora
Animais nocturnos bizarros, ocupam um nicho semelhante aos texugos ou ursos da nossa Terra. Ao contrário dos restantes Oviraptors adoptaram uma postura quadrúpede, com membros anteriores desenvolvidos e dotados de garras desenvolvidas, que usam para desenterrar tubérculos, invertebrados, não desdenhando outros pequenos animais ou carcaças que encontrem. A cauda é extremamente curta, possuindo um pigóstilo terminal. As mandíbulas são desprovidas de dentes. São animais solitários e de médio porte, atingindo 15 a 120 kg.
Digam lá se não são fixes! Agora comecem os baptismos!

Sem comentários: